texto por Alberto J. Filgueiras
O técnico do Vasco da Gama, Dorival Júnior, chamou a atenção dos repórteres por simular uma situação de jogo com “adversários invisíveis” e executar o treinamento e a movimentação com os atletas a partir apenas da imaginação (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL1176216-9877,00.html). Outro famoso técnico que costuma fazer este trabalho com sucesso é Luiz Felipe Scolari (Felipão) que chegou a realizar este treino com a seleção brasileira campeã de 2002.
Treinamento invisível não é uma novidade no futebol, muito menos na Psicologia. KOLB & WISHAW (2002) lembram que o treinamento através de técnicas de imagética - ou seja, imaginar uma situação e tentar reproduzi-la mentalmente - é comum para aprimorar o desempenho da concentração, promover a capacidade de planejar e fortalecer as conexões sinápticas do córtex pré-frontal responsáveis pelas funções executivas no momento de realizar aquilo que foi imaginado.
A técnica de imagética mental para treinamento de situações já foi capaz de salvar vidas! Nos Estados Unidos, no dia 17 de janeiro deste ano, o piloto de aeronaves Chesley Sullenberger pousou no rio Hudson o avião salvando 155 pessoas. Segundo relatos do próprio piloto ele já havia imaginado aquela situação tantas vezes em sua carreira que, no momento em que aconteceu, sabia exatamente o que fazer.
Portanto, a imagética mental é uma técnica que pode ser reproduzida em diversos aspectos da vida, incluindo o esporte. Use sua imaginação e veja seu desempenho melhorar bem diante de seus olhos (ou da sua mente).
Referência:
KOLB, B., WISHAW, I.Q. Neurociência do Comportamento. 1ª Ed. Barueri: Editora Manole, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário