A rotina de treinamento de alguns atletas Rubro-negros vem, recentemente, mudando o seu formato tradicional para englobar atividades de estimulação mental. A partir da iniciativa do psicólogo Erick Conde, o projeto NTM (Núcleo de Treinamento Mental) já foi aprovado pelo responsável pelo setor de psicologia esportiva do Clube, Dr. Paulo Ribeiro e também pela coordenação do futebol de formação, prof. Rivelino Serpa. Tal iniciativa pode ser considerada na prática, como um desdobramento da psicologia esportiva tradicional e se baseia em achados/contribuições das neurociências.
As atividades do NTM pretendem estimular a mente dos atletas para que estes possam usufruir de um maior controle e também de uma melhor saúde mental. Assim, espera-se que tais “treinos mentais” possam garantir ganhos significativos em algumas funções mentais como a atenção, concentração, tomada de decisões, controle emocional, raciocínio, aprendizado e controle motor. Atualmente, os poucos atletas que participam das atividades do NTM, treinam suas habilidades mentais através de inovações tecnológicas no campo das neurociências, como o sistema de luz e som, que facilita a equalização das ondas cerebrais em freqüências relacionadas a estados de relaxamento e de concentração. Propiciamos também o treinamento em neuro e biofeedback, monitoramento cognitivo (através da coleta do tempo de reação manual) e ainda a utilização de outras técnicas psicofisiológicas associadas, como a mentalização, dissociação sistemática, relaxamento e técnicas de concentração (veja mais detalhes em nosso portal de Neurociência). Contudo, ainda estamos longe da estrutura ideal, pois o NTM atende apenas um número limitado de atletas, com poucos recursos e baixa estrutura (poucos eletrodos, sistemas, computadores, pesquisadores, entre outros).
Comprovando o caráter multidisciplinar da Neurociência, a parceria firmada com a fisioterapeuta Bianca Kalil, da Universidade Castelo Branco, foi muito importante para começarmos a caminhada em direção ao desenvolvimento tecnológico do setor. As perspectivas de crescimento projetam a estruturação de um núcleo de treinamento mental com muito mais sistemas / inovações em prol do desempenho esportivo, bem como a contratação de pesquisadores especializados. Com tal desenvolvimento, buscamos ampliar o número de jogadores assistidos pelo projeto e, quem sabe, servir a todas modalidades esportivas do clube, conforme idealizado pelo psicólogo Paulo Ribeiro. A busca por patrocínio, colaborações e/ou outra forma de incentivo é o próximo passo para alcançar os objetivos traçados pela equipe. Para isso, já estamos tentando uma aproximação com o setor de marketing da instituição. Temos certeza de que, com o desenvolvimento planejado, o Flamengo terá um ganho significativo na formação de atletas de alto escalão, bem como na conquista de campeonatos e disputas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário