As atividades de investigação científica se intensificaram no Clube de Regatas do Flamengo, em meados de 2007, quando uma nova abordagem passa a funcionar agregada às atividades do setor de psicologia. A neurociência aplicada, apesar do pouco tempo de existência no clube, já demonstra que pode ser bastante produtiva e de grande utilidade à formação de talentos. Durante esse curto período, o índice de produtividade da Neurociência e da Psicologia no Flamengo é bem atrativo:
1) Artigo: submetemos recentemente uma produção bibliográfica a um periódico conceituado como Qualis A na última avaliação da Capes. O artigo (revisão) trata da prática mental como uma terapêutica para a dor e reabilitação física. O manuscrito ainda está em processo de avaliação e, se aprovado, será divulgado
2) Publicação em anais de congressos: O Serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo sempre buscou levar resultados de pesquisas e intervenções para congressos de Psicologia e áreas afins. O trabalho publicado mais recentemente em anais de congressos é de autoria de Adriana Lacerda e Erick Conde, sob o título “Análise descritiva das percepções de um time campeão – uma contribuição interdisciplinar” (XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia), o qual demonstra a eficiência de uma escala de auto-percepção para o planejamento interdisciplinar. Um outro trabalho sobre estabelecimento de metas e expectativas será apresentado no XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa pela estagiária Daniele Muniz. A novidade fica por conta da submissão de um trabalho, desenvolvido em conjunto com o serviço de nutrição, em um congresso Ibero-Americano de Neurociências. Este último conseguiu demonstrar que padrões comportamentais que envolvem a alimentação podem ser acessados através de um teste de tempo de reação manual (TRM), capaz de mostrar o quão fortalecidas estão associações mentais que regulam padrões de comportamento (implicit association test).
3) Pesquisas Recentes: Além da pesquisa sobre metas/expectativas e a pesquisa sobre TRM e comportamento alimentar, mais dois estudos merecem nossa atenção, a saber:
- Precisão
- Stress: esta pesquisa, ainda em curso, tem como objetivo principal identificar se existe algum momento da temporada esportiva em que os atletas ficam mais suscetíveis a desenvolver sintomas de estresse. Faremos uma análise qualitativa e também quantitativa, acessando inclusive alterações fisiológicas que forem significativas. O trabalho está sendo conduzido pela psicóloga do futsal Raquel de Mello, sob supervisão de Erick Conde (C.R.F.), Adriana Lacerda (C.R.F.) e Lúcia Novaes (UFRJ). Temos ainda uma colaboração do prof. Dr. José Vasconcelos Raposo (Univ. de Trás os Montes e Alto Douro – Portugal).
Na próxima sexta feira (25/07/08) será realizada uma palestra sob o título "FISIOLOGIA CEREBRAL: SUPORTE TECNOLÓGICO AO TREINAMENTO MENTAL", onde serão divulgados os resultados parciais e também uma proposta de investimento no setor, com perspectivas de desenvolvimento tecnológico para o treinamento mental e ampliação das atividades. Para maiores informações sobre a palestra, favor procurar a Divisão SOMA. Tel. (21) 2159-0100.
Nenhum comentário:
Postar um comentário