Flamengo Campeão

BEM VINDO AO PRINCIPAL PORTAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

Com mais de duas décadas de prática ininterrupta, o serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais tradicionais do Brasil no trabalho psicológico com atletas de futebol. Ao longo dessa jornada, vem contribuindo efetivamente na formação de vários jogadores de destaque no futebol nacional e internacional. O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto. O Serviço de Psicologia do Flamengo atende hoje a psicólogos e estudantes de psicologia do Brasil inteiro com instruções, referências e consultoria no trato desta área apaixonante. Aqui nesse espaço virtual você encontrará textos, artigos, notícias, blibliografia,dicas e reflexões, tudo para ajudar a psicologia do esporte nacional a alcançar o patamar que merece junto às ciências do esporte

Investigação Científica no C.R. Flamengo


As atividades de investigação científica se intensificaram no Clube de Regatas do Flamengo, em meados de 2007, quando uma nova abordagem passa a funcionar agregada às atividades do setor de psicologia. A neurociência aplicada, apesar do pouco tempo de existência no clube, já demonstra que pode ser bastante produtiva e de grande utilidade à formação de talentos. Durante esse curto período, o índice de produtividade da Neurociência e da Psicologia no Flamengo é bem atrativo:

1) Artigo: submetemos recentemente uma produção bibliográfica a um periódico conceituado como Qualis A na última avaliação da Capes. O artigo (revisão) trata da prática mental como uma terapêutica para a dor e reabilitação física. O manuscrito ainda está em processo de avaliação e, se aprovado, será divulgado em nosso Blog.

2) Publicação em anais de congressos: O Serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo sempre buscou levar resultados de pesquisas e intervenções para congressos de Psicologia e áreas afins. O trabalho publicado mais recentemente em anais de congressos é de autoria de Adriana Lacerda e Erick Conde, sob o título “Análise descritiva das percepções de um time campeão uma contribuição interdisciplinar” (XXXVII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia), o qual demonstra a eficiência de uma escala de auto-percepção para o planejamento interdisciplinar. Um outro trabalho sobre estabelecimento de metas e expectativas será apresentado no XII Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa pela estagiária Daniele Muniz. A novidade fica por conta da submissão de um trabalho, desenvolvido em conjunto com o serviço de nutrição, em um congresso Ibero-Americano de Neurociências. Este último conseguiu demonstrar que padrões comportamentais que envolvem a alimentação podem ser acessados através de um teste de tempo de reação manual (TRM), capaz de mostrar o quão fortalecidas estão associações mentais que regulam padrões de comportamento (implicit association test).

3) Pesquisas Recentes: Além da pesquisa sobre metas/expectativas e a pesquisa sobre TRM e comportamento alimentar, mais dois estudos merecem nossa atenção, a saber:

- Precisão em Bolas Paradas: esse estudo teve sua primeira etapa concluída com êxito. Assim, conseguimos desenvolver uma metodologia capaz de auxiliar a comissão técnica na gerência e logística em treinos e jogos de forma a otimizar resultados em cobranças de faltas. E também estruturar um protocolo de treinamento mental para os atletas. Tal protocolo foi estruturado através de tecnologias que permitem uma análise minuciosa do comportamento motor e assim desenvolver a consciência pelo movimento e estimular os neurônios espelhos (área cerebral responsável pelo aprendizado motor).

- Stress: esta pesquisa, ainda em curso, tem como objetivo principal identificar se existe algum momento da temporada esportiva em que os atletas ficam mais suscetíveis a desenvolver sintomas de estresse. Faremos uma análise qualitativa e também quantitativa, acessando inclusive alterações fisiológicas que forem significativas. O trabalho está sendo conduzido pela psicóloga do futsal Raquel de Mello, sob supervisão de Erick Conde (C.R.F.), Adriana Lacerda (C.R.F.) e Lúcia Novaes (UFRJ). Temos ainda uma colaboração do prof. Dr. José Vasconcelos Raposo (Univ. de Trás os Montes e Alto Douro – Portugal).

Na próxima sexta feira (25/07/08) será realizada uma palestra sob o título "FISIOLOGIA CEREBRAL: SUPORTE TECNOLÓGICO AO TREINAMENTO MENTAL", onde serão divulgados os resultados parciais e também uma proposta de investimento no setor, com perspectivas de desenvolvimento tecnológico para o treinamento mental e ampliação das atividades. Para maiores informações sobre a palestra, favor procurar a Divisão SOMA. Tel. (21) 2159-0100.

Nenhum comentário: