Flamengo Campeão

BEM VINDO AO PRINCIPAL PORTAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

Com mais de duas décadas de prática ininterrupta, o serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais tradicionais do Brasil no trabalho psicológico com atletas de futebol. Ao longo dessa jornada, vem contribuindo efetivamente na formação de vários jogadores de destaque no futebol nacional e internacional. O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto. O Serviço de Psicologia do Flamengo atende hoje a psicólogos e estudantes de psicologia do Brasil inteiro com instruções, referências e consultoria no trato desta área apaixonante. Aqui nesse espaço virtual você encontrará textos, artigos, notícias, blibliografia,dicas e reflexões, tudo para ajudar a psicologia do esporte nacional a alcançar o patamar que merece junto às ciências do esporte

Fim da Copa do Mundo: Hora de Reestruturar



por Alberto Filgueiras
         A Copa do Mundo chegou ao fim com uma nova campeã mundial. A Espanha mostrou que sua técnica mais apurada e a estratégia tática de manter a posse de bola foram fatores que contribuíram de modo indiscutível na conquista.
         Do ponto de vista psicológico, no entanto, a Copa do Mundo foi nivelada por baixo. Muitas coisas foram faladas pela imprensa e pelos profissionais ao longo dos jogos, chamando a atenção para questões sobre a violência dos jogadores, a falta de preparo emocional em lidar com situações ansiogênicas ou estressantes, novos projetos e uma clara necessidade de transformação, de reestruturação do futebol.
          A experiência de aliar o treinamento mental aos físicos, técnico e tático já se mostrou positiva, como já citamos diversas vezes neste blog, através da equipe olímpica da China. O Brasil vai estar na mesma situação que os atletas chineses estiveram em 2008 (http://www.nytimes.com/2008/08/04/sports/olympics/04host.html?_r=1&emc=eta1), logrando sucesso a partir de um projeto de Psicologia do Esporte ao longo de dois ciclos olímpicos. Se o momento é de reestruturar, esperamos que o novo projeto comporte o treinamento mental através de profissionais capacitados na Psicologia Esportiva.

Nenhum comentário: