No Clube de Regatas Flamengo este assunto é levado muito a sério. Falando para nossos leitores de nosso setor em especial, o Serviço de Psicologia do Flamengo há muito se atenta para tal assunto, disponibilizando entre estagiários e profissionais de psicologia para cada uma das categorias de base. Isso significa um psicólogo desde a categoria mirim (pré-mirim) de atletas de 11, 12, 13 anos.
Mas, POR QUE TER UM PSICÓLOGO DESDE A CATEGORIA MIRIM? É um período onde o ser humano passa por uma série de processos que moldam a construção de sua personalidade, e no caso do desporto especificamente exige do sujeito-atleta posturas de comprometimento, maior responsabilidade, disciplina e de certa forma um amadurecimento precoce.
É necessário compreender esse sujeito-atleta inserido no universo do esporte. Por conta da dedicação que lhe é exigida, é inevitável que seu mundo se restrinja ao clube onde treina. O clube acaba sendo uma das principais referências em sua vida, tendo extrema importância que seja esse um ambiente saudável para seu desenvolvimento.
Quanto mais cedo eles tiverem contato com psicólogos do esporte, mais rápida a adaptação com o trabalho psi.. Assim formaremos atletas “modernos”, acostumados desde sempre com a interdisciplinaridade a favor do futebol, atletas livres de preconceitos, atletas que fogem aos velhos paradigmas centralizadores que prejudicam a evolução do esporte.Temos certeza que isso é mais um de nossos diferenciais, um dos pontos que nos eleva, nos traz credibilidade para continuar sendo o Serviço de Psicologia do Esporte mais conhecido do país. Até a próxima...
Um comentário:
Nós que buscamos essa carreira sabemos que não é cedo...e lamentamoso fato da psicologia do esporte ainda ser vista com maus olhos em muitos cantos do nosso país..
Sou do interior de SP e estou tentando implantar de maneira tímida e inicial um trabalho aqui na minha cidade (Franca).
Continuem o bom trabalho,
Abraços
Felipe Ganso
Postar um comentário