Flamengo Campeão

BEM VINDO AO PRINCIPAL PORTAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

Com mais de duas décadas de prática ininterrupta, o serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais tradicionais do Brasil no trabalho psicológico com atletas de futebol. Ao longo dessa jornada, vem contribuindo efetivamente na formação de vários jogadores de destaque no futebol nacional e internacional. O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto. O Serviço de Psicologia do Flamengo atende hoje a psicólogos e estudantes de psicologia do Brasil inteiro com instruções, referências e consultoria no trato desta área apaixonante. Aqui nesse espaço virtual você encontrará textos, artigos, notícias, blibliografia,dicas e reflexões, tudo para ajudar a psicologia do esporte nacional a alcançar o patamar que merece junto às ciências do esporte

É Muito Cedo?


Alguma pessoa desavisada poderia achar que cargas semanais de dez horas de treinamento é um exagero para um menino de 11 anos. Poderia achar também que o clube não é capaz de apostar em uma jovem promessa de 12 anos, ou que é muito cedo para se vislumbrar um futuro profissional de um atleta de 13. Desavisa sim, incoerente não. Acontece que no país do futebol muitos talentos são descobertos antes mesmo destas idades citadas, e aos 14 anos as categorias de base já possuem atletas com anos de casa. É normal a preocupação das pessoas em geral com está precoce iniciação em uma carreira.
No Clube de Regatas Flamengo este assunto é levado muito a sério. Falando para nossos leitores de nosso setor em especial, o Serviço de Psicologia do Flamengo há muito se atenta para tal assunto, disponibilizando entre estagiários e profissionais de psicologia para cada uma das categorias de base. Isso significa um psicólogo desde a categoria mirim (pré-mirim) de atletas de 11, 12, 13 anos.
Mas, POR QUE TER UM PSICÓLOGO DESDE A CATEGORIA MIRIM? É um período onde o ser humano passa por uma série de processos que moldam a construção de sua personalidade, e no caso do desporto especificamente exige do sujeito-atleta posturas de comprometimento, maior responsabilidade, disciplina e de certa forma um amadurecimento precoce.
É necessário compreender esse sujeito-atleta inserido no universo do esporte. Por conta da dedicação que lhe é exigida, é inevitável que seu mundo se restrinja ao clube onde treina. O clube acaba sendo uma das principais referências em sua vida, tendo extrema importância que seja esse um ambiente saudável para seu desenvolvimento.
Quanto mais cedo eles tiverem contato com psicólogos do esporte, mais rápida a adaptação com o trabalho psi.. Assim formaremos atletas “modernos”, acostumados desde sempre com a interdisciplinaridade a favor do futebol, atletas livres de preconceitos, atletas que fogem aos velhos paradigmas centralizadores que prejudicam a evolução do esporte.Temos certeza que isso é mais um de nossos diferenciais, um dos pontos que nos eleva, nos traz credibilidade para continuar sendo o Serviço de Psicologia do Esporte mais conhecido do país. Até a próxima...


Texto de Raphaela Andrade

Um comentário:

Ganso disse...

Nós que buscamos essa carreira sabemos que não é cedo...e lamentamoso fato da psicologia do esporte ainda ser vista com maus olhos em muitos cantos do nosso país..

Sou do interior de SP e estou tentando implantar de maneira tímida e inicial um trabalho aqui na minha cidade (Franca).

Continuem o bom trabalho,

Abraços

Felipe Ganso