Flamengo Campeão

BEM VINDO AO PRINCIPAL PORTAL DA PSICOLOGIA DO ESPORTE NO BRASIL

Com mais de duas décadas de prática ininterrupta, o serviço de Psicologia do Clube de Regatas do Flamengo é um dos mais tradicionais do Brasil no trabalho psicológico com atletas de futebol. Ao longo dessa jornada, vem contribuindo efetivamente na formação de vários jogadores de destaque no futebol nacional e internacional. O trabalho dos psicólogos e estagiários de psicologia oferece acompanhamento e preparação psicológica a todas categorias do futebol, desde o mirim até o profissional. Há algum tempo também funciona no futsal, da categoria infantil até o adulto. O Serviço de Psicologia do Flamengo atende hoje a psicólogos e estudantes de psicologia do Brasil inteiro com instruções, referências e consultoria no trato desta área apaixonante. Aqui nesse espaço virtual você encontrará textos, artigos, notícias, blibliografia,dicas e reflexões, tudo para ajudar a psicologia do esporte nacional a alcançar o patamar que merece junto às ciências do esporte

Imaginação e Futebol: tudo a ver!


texto por Alberto J. Filgueiras

O técnico do Vasco da Gama, Dorival Júnior, chamou a atenção dos repórteres por simular uma situação de jogo com “adversários invisíveis” e executar o treinamento e a movimentação com os atletas a partir apenas da imaginação (http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Vasco/0,,MUL1176216-9877,00.html). Outro famoso técnico que costuma fazer este trabalho com sucesso é Luiz Felipe Scolari (Felipão) que chegou a realizar este treino com a seleção brasileira campeã de 2002.

Treinamento invisível não é uma novidade no futebol, muito menos na Psicologia. KOLB & WISHAW (2002) lembram que o treinamento através de técnicas de imagética - ou seja, imaginar uma situação e tentar reproduzi-la mentalmente - é comum para aprimorar o desempenho da concentração, promover a capacidade de planejar e fortalecer as conexões sinápticas do córtex pré-frontal responsáveis pelas funções executivas no momento de realizar aquilo que foi imaginado.

A técnica de imagética mental para treinamento de situações já foi capaz de salvar vidas! Nos Estados Unidos, no dia 17 de janeiro deste ano, o piloto de aeronaves Chesley Sullenberger pousou no rio Hudson o avião salvando 155 pessoas. Segundo relatos do próprio piloto ele já havia imaginado aquela situação tantas vezes em sua carreira que, no momento em que aconteceu, sabia exatamente o que fazer.

Portanto, a imagética mental é uma técnica que pode ser reproduzida em diversos aspectos da vida, incluindo o esporte. Use sua imaginação e veja seu desempenho melhorar bem diante de seus olhos (ou da sua mente).

Referência:

KOLB, B., WISHAW, I.Q. Neurociência do Comportamento. 1ª Ed. Barueri: Editora Manole, 2002.

Nenhum comentário: