A integração e a interação são fatores essenciais num grupo e contribuirão para que a coesão se desenvolva. A coesão está diretamente relacionada aos sentimentos de pertencimento e valor no grupo e à relação de união entre os membros, ao perseguirem um mesmo objetivo. (Rubio, 2007)
Em grupos esportivos a coesão é um dos fatores determinantes da performance. No entanto, isso não significa que equipes com relações conflituosas serão sempre mal-sucedidas. Uma equipe coesa de futebol possui maiores chances de sucesso dentro do campo do que aquela que se encontra dividida, devido a essa forte relação coesão-desempenho. (Rubio, 2007)
Desta forma, a aplicabilidade de sociogramas dentro da psicologia esportiva, nos grupos esportivos, fica clara. Ao avaliar a coesão social, o psicólogo do esporte terá acesso a dados valiosos, que o auxiliarão a melhorar a performance da equipe. Desta forma o sociograma torna-se um grande aliado e sua utilização é muito difundida e valiosa para a psicologia do esporte.
A fim de se obter tais dados, são feitas perguntas específicas a cada membro da equipe, como “Quem é seu melhor amigo dentro do grupo?”; “Quem seria o melhor companheiro de quarto em uma viagem?”; “Quem deveria ser o capitão da equipe?”; “Quem é o atleta mais responsável da equipe?” De acordo com o código de ética que rege a profissão dos psicólogos, as informações obtidas serão filtradas à comissão técnica. Se for identificada alguma demanda de intervenção, serão planejadas atividades grupais, como dinâmicas e/ou vídeos, ou até mesmo atendimentos individuais. Existem dois tipos diferentes de sociogramas, o afetivo e o profissional. Para o afetivo, são feitas as duas primeiras perguntas acima a fim de se descobrir como os membros da equipe se relacionam enquanto amigos e companheiros de time. Já o profissional tem a intenção mostrar como os membros da equipe se relacionam profissionalmente e averiguar relações de liderança. Com base nas respostas apresentadas são criados dois fluxogramas diferentes representativos das escolhas afetivas e profissionais de cada atleta. A figura 1 é um exemplo de um sociograma afetivo, onde as setas mostram as escolhas para a pergunta “Quem é seu melhor amigo dentro do grupo?” Já a figura 2 é um exemplo de um sociograma profissional, onde as setas mostram as escolhas para a pergunta “Quem deveria ser o capitão da equipe?”
Em ambos os fluxogramas há um “jogador estrela” destacado em vermelho, que é o atleta que foi escolhido o maior número de vezes. Na figura 1, isso aconteceu com dois atletas que foram escolhidos três vezes cada para melhor amigo. Na figura 2, isso aconteceu com o Atleta 1, que foi quase unanimidade na escolha para capitão da equipe.
Os jogadores marcados com um asterisco são chamados de “esquecidos”. Num sociograma afetivo isso quer dizer que ele não foi escolhido por ninguém como melhor amigo e no profissional que ninguém o escolheu para ser capitão da equipe (representando pouca liderança). Por último temos na legenda as setas amarelas, denotando as escolhas mútuas. Ou seja, na figura 1 vemos que o Atleta 1 escolheu o Atleta 13 como melhor amigo e vice-versa. Essas escolhas podem ser explicadas por diversos fatores como os atletas já terem jogado juntos em outro clube, morarem perto um do outro indo juntos ao treino, etc.
No final da avaliação, geralmente é confeccionado um laudo para a comissão técnica, contendo o fluxograma das relações para cada tipo de sociograma, bem como considerações sobre os dados levantados pelo instrumento. O psicólogo deverá então, associar aos resultados, complementações obtidas com a sua prática de observação. Como exemplos dessas considerações no sociograma afetivo podemos citar o porquê das escolhas mútuas, da quantidade de votos do jogador estrela, o total de esquecidos e a existência ou não de ‘panelinhas’. Já as considerações aplicadas a sociogramas profissionais podem se relacionar a quantidade de votos do capitão eleito e o porquê de sua eleição.
Existem outros instrumentos psicológicos que avaliam a coesão do grupo, como o SCQ [1] e o GEQ [2], contudo o sociograma é um instrumento muito utilizado devido a sua simplicidade de aplicação e levantamento, se tornando um importante instrumento dos psicólogos esportivos.
[1] Sport Cohesiveness Questionnaire
[2] Group Environment Questionnaire
Referências:
RUBIO, Kátia. Instrumentos de Avaliação em Psicologia do Esporte, São Paulo: Casa do Psicólogo, 2007.
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício, Porto Alegre: Artmed, 2006.
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