A importância da Psicologia Esportiva em momentos decisivos.
No dia 21 de outubro de 2007 viu-se o que pode acontecer com um atleta sem a preparação psicológica necessária para lhe dar com situações estressantes em momentos decisivos no esporte. Lewis Hamilton, jovem piloto de Fórmula Um de 22 anos da escuderia McLaren não suportou à ansiedade diante da possibilidade de ser campeão e do favoritismo que lhe foi atribuído.
Na psicologia, entende-se que situações estressantes geram ansiedade que, por sua vez, alteram funções metabólicas e mentais como a atenção, concentração e alerta. Quando um desportista está em ação, ele deve ter um nível de ansiedade que maximize estas funções alteradas, porém “tudo em excesso faz mal”. Logo se a ansiedade for exacerbada, estas funções serão alteradas para pior, influenciando diretamente do desempenho do atleta e no seu resultado.
Lewis Hamilton mostrou, através de seu resultado, o que pode acontecer com um atleta que não possui um acompanhamento psicológico adequado. A psicologia do Esporte trabalha diretamente com estas questões, e sua aplicação pode minimizar os resultados ruins de desportistas, como o jovem piloto, têm diante de momentos decisivos em suas modalidades.
Um comentário:
Esse serviço de psicologia é show muito bom !!!
www.vendalivre.blogspot.com
Postar um comentário